12 Dicas para o novo ano letivo

O novo ano letivo está de volta! Independentemente da idade, existem sempre sugestões para facilitar este desafio, aqui ficam algumas.

  1. “Menos é mais”! Ter uma secretária o mais limpa e organizada possível gera mais foco e menos perdas de tempo. Aproveita para organizar a tua.
  2. “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. Definir a hora de deitar e acordar, de preferência a realizar as tarefas matinas de forma mais tranquila.
  3. Organizar o calendário escolar por períodos (no caso dos estudantes até ao 12ºano) ou por semestres no que diz respeito aos universitários. Ex. No caso de gostar muito do meio digital, o Google calendário é um excelente meio para registar o calendário escolar.
  4. Calendarizar todos os testes, exames, trabalhos, apresentações, etc.
  5. Identificar por cores diferentes as várias tarefas.
  6. Ter uma capa com divisórias e em cada disciplina colocar o material relacionado com a mesma.
  7. Fazer um plano de estudo e delinear as horas de estudo em cada disciplina. Uma dica importante é focar nas disciplinas que consideramos mais desafiantes em vez das que gostamos mais.
  8. Realizar pausas no estudo. Ex. em cada 45 minutos de estudo, pausa de 10 minutos.
  9. Afixar o plano mensal (com o horário das aulas, atividades extracurriculares e até para os alunos que são trabalhadores-estudantes este é o local ideal para ter presente o seu horário laboral) de forma a diariamente ter consciência dos afazeres de cada dia e ajustar as suas necessidades.
  10. “Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje”. Ter o estudo em dia, deixar a mochila e a roupa preparada para o dia seguinte, são alguns exemplos para que a manhã possa ocorrer de um modo mais fluído.
  11. Re(organizar) o espaço digital do ambiente de trabalho. Ex. Ordenar por pastas os vários documentos que se encontram no nosso computador de maneira a facilitar na hora de os usar.
  12. Definir metas escolares e acima de tudo ser realista nas mesmas!

Desejo a todos/as uma excelente ano letivo!

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira