O novo ano letivo está de volta! Independentemente da idade, existem sempre sugestões para facilitar este desafio, aqui ficam algumas.
- “Menos é mais”! Ter uma secretária o mais limpa e organizada possível gera mais foco e menos perdas de tempo. Aproveita para organizar a tua.
- “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. Definir a hora de deitar e acordar, de preferência a realizar as tarefas matinas de forma mais tranquila.
- Organizar o calendário escolar por períodos (no caso dos estudantes até ao 12ºano) ou por semestres no que diz respeito aos universitários. Ex. No caso de gostar muito do meio digital, o Google calendário é um excelente meio para registar o calendário escolar.
- Calendarizar todos os testes, exames, trabalhos, apresentações, etc.
- Identificar por cores diferentes as várias tarefas.
- Ter uma capa com divisórias e em cada disciplina colocar o material relacionado com a mesma.
- Fazer um plano de estudo e delinear as horas de estudo em cada disciplina. Uma dica importante é focar nas disciplinas que consideramos mais desafiantes em vez das que gostamos mais.
- Realizar pausas no estudo. Ex. em cada 45 minutos de estudo, pausa de 10 minutos.
- Afixar o plano mensal (com o horário das aulas, atividades extracurriculares e até para os alunos que são trabalhadores-estudantes este é o local ideal para ter presente o seu horário laboral) de forma a diariamente ter consciência dos afazeres de cada dia e ajustar as suas necessidades.
- “Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje”. Ter o estudo em dia, deixar a mochila e a roupa preparada para o dia seguinte, são alguns exemplos para que a manhã possa ocorrer de um modo mais fluído.
- Re(organizar) o espaço digital do ambiente de trabalho. Ex. Ordenar por pastas os vários documentos que se encontram no nosso computador de maneira a facilitar na hora de os usar.
- Definir metas escolares e acima de tudo ser realista nas mesmas!
Desejo a todos/as uma excelente ano letivo!