4 passos para melhorar a comunicação

Utilizar uma comunicação positiva e assertiva permite manifestar o que realmente pretendemos alcançar. A esta está associada a atenção (foco) e a intenção que nos faz “vibrar” de determinada forma, motivando-nos na nossa jornada para por em prática o que desejamos.

4 Fatores importantes para uma comunicação positiva e assertiva

  • Prática de escuta-ativa: eu posso ouvir o que me dizem, mas na realidade não estar com uma escuta-ativa. Para isto é necessário estar no momento presente.
  • Capacidade de refletir antes de falar: como no passo anterior já estamos conscientes, o discernimento que vamos ter mediante o acontecimento será o de responder às situações tal como elas são e não em função de padrões automáticos de perceção e resposta, como acontece quando estamos em piloto automático (esta técnica permite também melhorar a nossa inteligência emocional).
  • Expressar de forma clara, precisa e objetiva: com o uso de uma linguagem congruente (verbal e não verbal). Quanto mais redundantes formos, mais vago se torna percepcionar a mensagem. A título de exemplo: quando vou a uma mercearia e peço fruta, a Dona Maria vai-me questionar qual é a fruta que pretendo. Se eu iniciar a conversa por dizer “Eu quero 1kg de maças”, não iria estar a despender tempo desnecessariamente. Quanto à linguagem congruente, tem haver com o facto de pedir maças e apontar para as mesmas. Assim, a Dona Maria compreende toda a comunicação apresentada. No caso, de em vez de apontar para as maças, apontar para os morangos, a Dona Maria ficaria confusa. Afinal, em quê que ficamos? Queres maças (verbal) ou morangos (não verbal)?
  • Ter a sabedoria de dar e receber feedback: este passo é essencial, se eu não dizer à Dona Maria que afinal o que eu pretendo são morango, ela não vai adivinhar, tendo em conta a mensagem confusa inicialmente apresentada.

 Estes passos no decorrer do tempo serão fortalecidos com o treino. Quanto mais vezes praticarmos, mais forte o músculo se torna.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira

7 ações que mudaram a minha vida! Artigo completo disponível no site: mafaldamoreira.com ...

“Everything In Life Is Temporary. The Key Is Not To Get Attached But Learn To Flow With The Natural Current Of Life” 🍀🙏

#life #journey #enjoylife
...

⭐️Deixa o teu brilho iluminar o mundo ⭐️ ...

🍀 Simplesmente SER 🍀 ...

Comunicação interpessoal e assertividade (UFCD 5440)

Para desenvolver a nossa comunicação e impulsionar a nossa forma de nos expressarmos, este curso realizado por mim tem uma duração de 25 horas e começa já no próximo dia 3.08.2020 pelas 9h30. 

Vamos falar sobre:
- Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
- Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
- Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
- Ao longo das distintas sessões serão abordados temáticas como: comunicação, comportamento humano, conflitos, inteligência emocional, ente outros.

Inscrição obrigatória e gratuita, lugares limitados!

Esta formação foi desenhada para tornar-nos mais competentes em termos comunicacionais ♡

Link na bio!

Em parceria com @zonaverdept
...

"Neste país, que se estende ao longo de mais de 2.000 quilómetros, a vida não adquire a dimensão pesada de futuro que na Europa tanto significa. O presente é o que realmente importa, e cada dia é mais um dia que passa numa vida que pode não ser a melhor mas que usufrui de um equilíbrio tão difícil de alcançar." Mais uma aventura em pela estrada fora, vivenciada por @ricardomggrilo

Boas leituras!
#viagens #pelaestradafora #moçambique
...

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.