4 passos para melhorar a comunicação

Utilizar uma comunicação positiva e assertiva permite manifestar o que realmente pretendemos alcançar. A esta está associada a atenção (foco) e a intenção que nos faz “vibrar” de determinada forma, motivando-nos na nossa jornada para por em prática o que desejamos.

4 Fatores importantes para uma comunicação positiva e assertiva

  • Prática de escuta-ativa: eu posso ouvir o que me dizem, mas na realidade não estar com uma escuta-ativa. Para isto é necessário estar no momento presente.
  • Capacidade de refletir antes de falar: como no passo anterior já estamos conscientes, o discernimento que vamos ter mediante o acontecimento será o de responder às situações tal como elas são e não em função de padrões automáticos de perceção e resposta, como acontece quando estamos em piloto automático (esta técnica permite também melhorar a nossa inteligência emocional).
  • Expressar de forma clara, precisa e objetiva: com o uso de uma linguagem congruente (verbal e não verbal). Quanto mais redundantes formos, mais vago se torna percepcionar a mensagem. A título de exemplo: quando vou a uma mercearia e peço fruta, a Dona Maria vai-me questionar qual é a fruta que pretendo. Se eu iniciar a conversa por dizer “Eu quero 1kg de maças”, não iria estar a despender tempo desnecessariamente. Quanto à linguagem congruente, tem haver com o facto de pedir maças e apontar para as mesmas. Assim, a Dona Maria compreende toda a comunicação apresentada. No caso, de em vez de apontar para as maças, apontar para os morangos, a Dona Maria ficaria confusa. Afinal, em quê que ficamos? Queres maças (verbal) ou morangos (não verbal)?
  • Ter a sabedoria de dar e receber feedback: este passo é essencial, se eu não dizer à Dona Maria que afinal o que eu pretendo são morango, ela não vai adivinhar, tendo em conta a mensagem confusa inicialmente apresentada.

 Estes passos no decorrer do tempo serão fortalecidos com o treino. Quanto mais vezes praticarmos, mais forte o músculo se torna.

 

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
error: O conteúdo está protegido