- Ser vai para além do apenas ter! Só porque temos algo não quer dizer que isso signifique que somos isso.
- Apenas temos conhecimento de uma parte da história. Quando conhecemos alguém temos acesso a partes da história dessa pessoa, porém, em momento algum estamos próximos da sua totalidade. A totalidade é muito mais do que a soma das partes.
- A perceção de um acontecimento é um filtro para a interpretação. A perceção com que vemos as coisas influencia também a nossa e a história dos outros. Para duas pessoas distintas, o mesmo acontecimento pode gerar comportamentos opostos devido à interpretação dada.
- Comparações com outros processos limitam a nossa jornada. Quando fazemos uma comparação com alguém, independentemente de quem seja, esta comparação acaba por ser uma barreira visto que não tivemos a mesma educação, os mesmos familiares, a mesma personalidade e a mesma forma de pensar.
- As histórias de vida são um antídoto para a inspiração. Diferentemente da comparação, a inspiração permite-nos manter motivados. Para tal, é essencial reconhecer noutros seres vivos uma fonte de conhecimento que nos potencia a evoluir e desenvolver.
Um agradecimento especial a todas as pessoas que partilharam uma parte da sua jornada na secção gente com histórias. A todos os restantes, continuem a escrever a vossa história!