A arte de comunicar

O ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Está-se constantemente a interagir, mesmo que não se queira ou até não se saiba. Comunicar não tem haver com o que se diz ou faz, mas sim como os outros interpretam daquilo que foi transmitido.

O ser humano é um ser social, tem a necessidade de viver inserido na comunidade a que pertence. Como tal, precisa de estabelecer uma constante relação comunicativa com tudo o que o rodeia e com todos os indivíduos com os quais se relaciona, especialmente com os seus semelhantes. A comunicação é também o suporte da vida em sociedade, o mecanismo pelo qual se desenvolvem as relações humanas.

Através da comunicação aprendem-se as regras e a cultura da sociedade, adquire-se informações, expressam-se desejos, interesses e necessidades.

A comunicação é composta, assim, por aspectos centrais considerados de natureza pragmática (uso eficaz da linguagem). Desta forma, é necessário ter em consideração o contexto de maneira a atender ao que é dito, como é dito, intenção como é dito, posicionamento físico, papéis sociais, atitudes, comportamentos, crenças, relações entre participantes, localização espacial e temporal.

Nenhum grupo humano teria possibilidade de sobreviver se, entre os seus elementos, não existisse qualquer troca de informação.

 

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.