Foi durante o mês de Dezembro de 2019 que me conheci e aprendi a acreditar em mim/tu/nós enquanto ser humano.
Eu sou alguém com 39 anos, que nasci e permaneço numa Aldeia do Interior, muito sensível dedicada, mas muito teimosa. Cresci numa família cheia de amor para dar, tudo era fantástico e repleto de sorrisos. Nesta altura, o poder de gratidão em tempos menos abundantes era frequente.
Ao chegar ao sexto ano de escolaridade mínima obrigatória (telescola), por motivos monetários não pode continuar mais os estudos, fiquei muito triste, mas não foi isso que me parou.
Comecei a trabalhar numa confecção a pregar botões até ter idade e dinheiro suficiente para tirar a carta e procurar um trabalho melhor remunerado. E assim aconteceu, tempos depois estava a trabalhar numa empresa de cablagens de automóveis em Castelo Branco, onde trabalhava por turnos o que me deixava com algum tempo livre durante o dia e portanto decidi frequentar alguns cursos de informática que me permite estar aqui e agora contigo.
Os anos foram decorrendo sempre com objetivos criados para colmatar a minha falta de carreira escolar, entretanto casei e desse amor nasceu a minha filha agora com 17 anos, que é o meu orgulho.
É das melhores coisas da vida vê-los nascer, crescer e dar-lhes o possível para que aprendam mais e mais e nós também vamos aprendendo com eles, tudo isto é de uma gratidão enorme…
Entretanto, após estes anos trabalhei em vendas de produtos de hotelaria, onde gostei muito do que fazia.
Ainda jovem, mas com a filhota crescida comecei a trabalhar por conta própria. Dei início a um projeto de jovem agricultora, que essencialmente consiste na produção de cerejas. Como podes ver sempre a trabalhar e com novos desafios. Até que um dia muito chuvoso, tinha as minha coisas organizadas e pensei:
Que tal fazeres algo por ti?
Pesquisei na internet e encontrei várias formações online, e pensei “É isto mesmo!” e dei logo início ao processo de inscrição. Este curso foi interpretado como se de uma aventura se tratasse, sem grandes expectativas criadas, “BORA LÁ”.
A formação escolhida foi Inteligência emocional: a arte do sucesso pessoal e profissional. E foi nesta jornada continua que encontrei a Mafalda, uma força da natureza…
A definição de Inteligência emocional é aprender a reconhecermos sentimentos próprios e os sentimentos dos outros, no sentido de aumentar a motivação pessoal e de gerir emoções nos relacionamentos com os outros.
Como podes verificar esta definição por si só diz muito!
Trabalhar o autoconhecimento para mim foi um desafio enorme, senti-me como se estivesse na 1ª classe, sem saber o que colocar no papel.
Quem sou eu? O que quero mudar em mim? O que já fiz para isso? O que é verdadeiramente importante para mim?
E não vale responder se és casado ou solteira, se és engenheiro ou agricultor, o que tens que saber é quem és como ser humano, e se fores honesto contigo certamente será uma longa e surpreendente descoberta.
Eu trabalho cerca de 8 meses por ano sozinha, e isto para quem veio das vendas com um telefone a tocar em cada bolso, clientes ao balcão, etc. Isto não é nada fácil, implica pensar, pensar e pensar o que já está mais que pensado e isso desgasta-me porque nem sempre são os melhores pensamentos, a tudo isto se juntam uma série de emoções que nos deixam limitados como o medo, ansiedade, tristeza, depressão e muito mais …
Depois desta formação a Mafalda ensinou-me a dar um nome a tudo o que sentimos e pensamos. A boa noticia é que esta ao alcance de todos nós 24horas por dia, nós temos tudo para sermos felizes, sorrir e agradecer por estarmos juntos nesta jornada para um mundo melhor.
Nada acontece ao acaso… Quanto maior for a aprendizagem e o treino para uma boa IE melhor é a qualidade de vida de todo o ser humano.
Tenho alguns exercícios que aprendi com a Mafalda, que faço diariamente e que de facto fazem toda a diferença no dia a dia. Há uma frase que eu adotei e fará sempre parte da minha vida terrena, que a considero como o meu resumo desta formação. Para mim faz todo o sentido, e para ti?
Devemos arrumar o passado, viver o presente e organizar o futuro.
Assim tudo ganha forma e passamos a atribuir a devida atenção. Visto que, aquelas coisas que até então nos incomodava agora são simplesmente sabedoria.
Grata por estares aqui comigo e se precisares pede ajuda nada acontece por acaso!