Crenças, qual a sua utilidade?

As crenças são convicções pelas quais nos regemos e que consideramos verdadeiras, independentemente de serem ou não. Influenciam o modo como vemos a vida, condicionando o que somos no presente, o que fomos no passado e seremos no futuro.

Algumas crenças emergem na nossa infância, (aquilo que nos diziam sobre nós próprios, sobre os outros ou até relativamente ao mundo em geral), outras são adquiridas durante as nossas experiências que vamos tendo ao longo da vida, e que muitas das vezes estão ligadas a acontecimentos marcantes.

As crenças são divididas em dois. Por um lado, temos as crenças limitantes que reduzem as nossas possibilidades; bloqueiam-nos ou até impedem-nos de alcançar o que queremos.

“Nunca vou conseguir”; “Não sou capaz”; “É difícil ser um bom profissional”; “Nunca conseguirei…”; “Não sou merecedor…”; “É impossível…”; “Os homens são todos iguais…”; “Nunca vou chegar a lado nenhum…”; “Os outros são melhores do que eu…” Estes são alguns exemplos dos diálogos que temos diariamente e que nos restringem de alcançarmos aquilo que tanto desejamos.

Para a alteração deste “padrão” é necessário a tomada de consciência (reflexão), o desejo de querer mudar (só muda crenças quem assim o deseja), passar à ação (novos comportamentos criam novas experiências, que estimulam a formular novas crenças) e pensamento positivo (aprender a lidar com o diálogo negativo interno e substituí-lo por afirmações positivas).

Por outro lado, temos as crenças potenciadoras que nos facilitam em todo o processo. São crenças que impulsionam para o nosso sucesso quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

“Eu acredito…”; “Eu sou capaz…”; “Vou conseguir…”; “Sou apaixonado pela vida…”; “Consigo superar-me…”; “Eu confio…”; “Quem muda, Deus ajuda”; “Tudo se resolve”; “Atrás de uma montanha há sempre outra”.

Em suma, no decorrer da nossa vida adquirimos crenças mediante as diversas experiências. O importante, é substituir as crenças incapacitantes, que já não fazem sentido para nós por crenças potenciadoras.

Quais as principais crenças que te definem?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira

7 ações que mudaram a minha vida! Artigo completo disponível no site: mafaldamoreira.com ...

“Everything In Life Is Temporary. The Key Is Not To Get Attached But Learn To Flow With The Natural Current Of Life” 🍀🙏

#life #journey #enjoylife
...

⭐️Deixa o teu brilho iluminar o mundo ⭐️ ...

🍀 Simplesmente SER 🍀 ...

Comunicação interpessoal e assertividade (UFCD 5440)

Para desenvolver a nossa comunicação e impulsionar a nossa forma de nos expressarmos, este curso realizado por mim tem uma duração de 25 horas e começa já no próximo dia 3.08.2020 pelas 9h30. 

Vamos falar sobre:
- Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
- Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
- Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
- Ao longo das distintas sessões serão abordados temáticas como: comunicação, comportamento humano, conflitos, inteligência emocional, ente outros.

Inscrição obrigatória e gratuita, lugares limitados!

Esta formação foi desenhada para tornar-nos mais competentes em termos comunicacionais ♡

Link na bio!

Em parceria com @zonaverdept
...

"Neste país, que se estende ao longo de mais de 2.000 quilómetros, a vida não adquire a dimensão pesada de futuro que na Europa tanto significa. O presente é o que realmente importa, e cada dia é mais um dia que passa numa vida que pode não ser a melhor mas que usufrui de um equilíbrio tão difícil de alcançar." Mais uma aventura em pela estrada fora, vivenciada por @ricardomggrilo

Boas leituras!
#viagens #pelaestradafora #moçambique
...

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.