Crenças, qual a sua utilidade?

As crenças são convicções pelas quais nos regemos e que consideramos verdadeiras, independentemente de serem ou não. Influenciam o modo como vemos a vida, condicionando o que somos no presente, o que fomos no passado e seremos no futuro.

Algumas crenças emergem na nossa infância, (aquilo que nos diziam sobre nós próprios, sobre os outros ou até relativamente ao mundo em geral), outras são adquiridas durante as nossas experiências que vamos tendo ao longo da vida, e que muitas das vezes estão ligadas a acontecimentos marcantes.

As crenças são divididas em dois. Por um lado, temos as crenças limitantes que reduzem as nossas possibilidades; bloqueiam-nos ou até impedem-nos de alcançar o que queremos.

“Nunca vou conseguir”; “Não sou capaz”; “É difícil ser um bom profissional”; “Nunca conseguirei…”; “Não sou merecedor…”; “É impossível…”; “Os homens são todos iguais…”; “Nunca vou chegar a lado nenhum…”; “Os outros são melhores do que eu…” Estes são alguns exemplos dos diálogos que temos diariamente e que nos restringem de alcançarmos aquilo que tanto desejamos.

Para a alteração deste “padrão” é necessário a tomada de consciência (reflexão), o desejo de querer mudar (só muda crenças quem assim o deseja), passar à ação (novos comportamentos criam novas experiências, que estimulam a formular novas crenças) e pensamento positivo (aprender a lidar com o diálogo negativo interno e substituí-lo por afirmações positivas).

Por outro lado, temos as crenças potenciadoras que nos facilitam em todo o processo. São crenças que impulsionam para o nosso sucesso quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

“Eu acredito…”; “Eu sou capaz…”; “Vou conseguir…”; “Sou apaixonado pela vida…”; “Consigo superar-me…”; “Eu confio…”; “Quem muda, Deus ajuda”; “Tudo se resolve”; “Atrás de uma montanha há sempre outra”.

Em suma, no decorrer da nossa vida adquirimos crenças mediante as diversas experiências. O importante, é substituir as crenças incapacitantes, que já não fazem sentido para nós por crenças potenciadoras.

Quais as principais crenças que te definem?

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.