Desconstruindo a psicologia

A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Designou-se de psicologia moderna, a partir do momento em que a psicologia se afirmou como ciência.

“Como vemos o mundo?”, “O que nos leva a adotar determinado comportamento?”, “O que nos motiva?”, estas são algumas das questões que esta área procura dar resposta.

Dentro da psicologia, investiga-se “como agem os humanos (ação) (e, sempre que relevante, os animais não-humanos), como conhecem (cognição), como interagem (comportamento social), como se desenvolvem (desenvolvimento) e em que diferem uns dos outros (diferenças individuais)” (Gleitman et al., 2011, p.XII).

Conceitos como inteligência, emoções, motivação, desenvolvimento, personalidade, cognição, patologia, são processos psicológicos desenvolvidos em psicologia.

Para muitos profissionais desta área, a ideia de que o passado molda o presente é a base das técnicas usadas em consultório para explorar determinados tipos de comportamentos e/ou pensamentos, recorrendo frequentemente à infância para compreender o seu comportamento atual assim como os seus padrões de pensamento (Schultz & Schultz, 2015).

“O estudo atual da pessoa pode ser explicado pela sua história, ou seja, o que fomos pode nos mostrar algo sobre o que somos agora” (Schultz & Schultz, 2015, p.3).

Bem-vindo à Oficina da Psicologia, esta secção destina-se a tudo o que precisas saber sobre está temática.

Boas leituras!

Referências:
Gleitman et al., (2011). Psicologia. (9ª Edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Schultz, D. & Schultz, S. (2015). História da Psicologia Moderna (10ªedição). Brasil: Cengage Learning.

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.