Desenvolver a assertividade

Uma atitude assertiva está relacionada com uma comunicação direta e honesta em que o indivíduo expressa os seus sentimentos, pensamentos e necessidades de forma mais verdadeira e adequada possível. Uma pessoa que demostra um estilo assertivo, dá prioridade a uma relação benéfica para ambas as partes, onde os seus direitos e os direitos dos outros prevalecem.

Demostra saber tanto dizer sim” ou “não”, conforme a situação em destaque. Consegue ainda assumir quando não sabe algo, o que revela a aceitação das suas limitações que posteriormente podem ser desenvolvidas.

Apresenta também a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, empatia. A adoção desta postura, permite compreender quem o rodeia através da escuta ativa, modelagem, uso de rapport e calibração dos comportamentos, assim como uso recorrente de uma linguagem positiva.

O desenvolvimento da assertividade também está ligado à gestão das emoções e tolerância à frustração.

Ser assertivo, não nasce connosco, é sim, uma uma aptidão que pode ser aprendida, isto é, que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemático e estruturado.

 

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
error: O conteúdo está protegido