Mecanismos para melhorar a Saúde Mental

Aprender e desenvolver novas competências fortalece as conexões neuronais, assim sendo, a aprendizagem pode ser estimulada através de atividades que envolvem o “quebrar” a rotina e aquilo que estamos habituados a fazer. As atividades mentais consideradas estimulantes, não antecipam a demência, mas sim permitem retardar o seu surgimento, como é o caso, de tocar um instrumento musical, aprendizagem de uma nova língua, entre outros1.

Sujeitos que se mantêm ativos mentalmente ao longo da sua vida, de acordo com os estudos, desenvolvem um número menor de placas amiloides (patologia da doença de Alzheimer). A nutrição do nosso cérebro numa grande proporção depende de cada sujeito, ao contrário, do que acontece com muitas outras coisas na vida. Uma estratégia completa para a saúde cerebral passa por uma nutrição equilibrada, exercício físico, atividades estimulantes ao nível cerebral e a redução do stress. O stress crónico e sucessivo, em termos cerebrais tem um impacto destruidor nos neurónios, o que diretamente afeta a memória. A atividade que aparentemente está associada a uma função cerebral reduzida é a visualização da televisão. Por oposição, atividades de ócio (ler, escrever, jogos de mesas, etc) principalmente se apresentarem um fator de novidade e também de desafio são estimulantes para o nosso cérebro1.

Por outro lado, a prática da atenção plena que se traduz num método de treino mental, possibilita ao indivíduo a tomada de consciência ao nível dos pensamentos, sentimentos e sensações, o que se reflete no funcionamento do cérebro de quem a pratica e consequentemente na aprendizagem3. Para os sujeitos que apresentam défice de atenção, o treinamento da memória de trabalho terá repercussões no aumento da capacidade raciocínio no seu global. Representa também, uma melhoria significativa na atenção sustentada, uma melhor gestão de impulsos assim como um aumento na capacidade de aprendizagem1. O exercício físico beneficia a neurogénese, na mesma proporção que a aprendizagem bem como os exercícios cognitivos colaboram para a sobrevivência dos neurónios, sendo complementares entre si1.

Pode-se assim afirmar que, os fatores que contribuem para aumentar a reserva cognitiva são: o nível educacional, inteligência, ocupação e interação social2.

Referências:
1. Ibáñez, Á. & Goldberg, E. (2018). Como investir no seu cérebro? – Um guia prático para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental. Lisboa: Edições Sílabo.
2. Saraiva C. B., & Cerejeira J. (2017). Psiquiatria fundamental (2ªed). Lisboa: Lidel.
3. Williams, M., & Penman, D. (2015). Mindfulness. (2ªEdição). Alfragide: Lua de Papel.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira

7 ações que mudaram a minha vida! Artigo completo disponível no site: mafaldamoreira.com ...

“Everything In Life Is Temporary. The Key Is Not To Get Attached But Learn To Flow With The Natural Current Of Life” 🍀🙏

#life #journey #enjoylife
...

⭐️Deixa o teu brilho iluminar o mundo ⭐️ ...

🍀 Simplesmente SER 🍀 ...

Comunicação interpessoal e assertividade (UFCD 5440)

Para desenvolver a nossa comunicação e impulsionar a nossa forma de nos expressarmos, este curso realizado por mim tem uma duração de 25 horas e começa já no próximo dia 3.08.2020 pelas 9h30. 

Vamos falar sobre:
- Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
- Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
- Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
- Ao longo das distintas sessões serão abordados temáticas como: comunicação, comportamento humano, conflitos, inteligência emocional, ente outros.

Inscrição obrigatória e gratuita, lugares limitados!

Esta formação foi desenhada para tornar-nos mais competentes em termos comunicacionais ♡

Link na bio!

Em parceria com @zonaverdept
...

"Neste país, que se estende ao longo de mais de 2.000 quilómetros, a vida não adquire a dimensão pesada de futuro que na Europa tanto significa. O presente é o que realmente importa, e cada dia é mais um dia que passa numa vida que pode não ser a melhor mas que usufrui de um equilíbrio tão difícil de alcançar." Mais uma aventura em pela estrada fora, vivenciada por @ricardomggrilo

Boas leituras!
#viagens #pelaestradafora #moçambique
...

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.