O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de motivar-se a si própria independentemente das frustrações. De regular as suas emoções, de sentir empatia e ter esperança (Goleman, 2019).

Pessoas com aptidões emocionais desenvolvidas, por norma, são as que revelam mais satisfação e eficácia na sua própria vida. Por outro lado, as pessoas que não conseguem controlar as suas emoções, ou seja, que apresentam um baixo quociente emocional, demostram mais dificuldades nos desafios da vida (Goleman, 2019). Comparando o conceito de inteligência emocional com a teoria da motivação de Maslow, constata-se uma grande relação entre os conteúdos expostos. Ambos abordam conceitos como a satisfação com a vida e a motivação.

O pai da IE Goleman (2019), no seu livro refere a empatia como sendo uma competência fundamental para a desenvolver a inteligência emocional. Esta trata-se de uma aptidão pessoal, que tem origem na autoconsciência, e que está diretamente relacionado com o altruísmo. Pessoas que tem esta habilidade mais desenvolvida são mais aptas a percepcionar sinais obtidos pelo meio social, relacionados com o que os outros necessitam e/ou desejam. Esta competência favorece particularmente profissões que envolvem o contacto humano, como a prestação de cuidados, educação, gestão, entre outros.

Goleman (2019) acrescenta ainda que as pessoas que compreendem bem o que sentem habitualmente, que regulam as suas emoções adequadamente, são mais aptas a lidar com os seus problemas emocionais.

O que tens feito para desenvolver a tua Inteligência Emocional?

Referências:
Goleman, D. (2019). Inteligência Emocional (18ª Edição). Maia: Temas e Debates.

Partilhe

Comments

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.