Processos da atenção

A atenção é constituída por 4 processos fundamentais, sendo estes: arousal, atenção seletiva, atenção dividida e a atenção sustentada (Levitt e Johnstone, citado por Ramalho, 2009), onde existe uma certa sequência.

No processo de arousal ocorre uma predisposição para a atenção. É um “estado geral do organismo que afeta diversas funções da atenção”, isto quer dizer que, apresenta características involuntárias (Ramalho, 2009, p.47).

Na atenção seletiva, designada também de atenção focalizada, o conceito está relacionado com a Teoria Filtro de Broadbent que se baseia na seleção de estímulos relevantes. Uma vez que o ser humano apresenta uma capacidade de processamento limitada, os sujeitos não conseguem assimilar todos os estímulos e como tal é necessário filtrar a atenção para o estímulo-alvo, ignorando os estímulos irrelevantes (Ramalho, 2009).

Por outro lado, na atenção sustentada, denominada também de atenção mantida, é um processo que incide sobre a manutenção da atenção, visto que engloba um esforço para permanecer atento por longos períodos de tempo. Diferentemente da atenção seletiva, na atenção sustentada não existem estímulos pré-definidos (Ramalho, 2009).

A atenção dividida é definida como uma atenção alternada ou multitasking, este processo salienta a capacidade dos sujeitos de realizarem mais de uma tarefa ao mesmo tempo, desde que esses estímulos sejam simples. No caso, de existirem dois estímulos complexos, o foco atencional ocorre apenas para um desses, ou seja, um desses estímulos é perdido ou ignorado (Ramalho, 2009).

Referências:
Ramalho, J. (2009). Psicologia e psicopatologia da atenção. Braga: Edições APPACDM Braga. 
Ramalho, J. M. F., García-Señorán, M. M., & González, S. G. (2009). Mecanismos de atenção selectiva na perturbação de hiperactividade com déficit de atenção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(3), 370-376.

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira
error: O conteúdo está protegido