Quando a comunicação gera conflitos em tempos de covid

Somos seres por natureza comunicadores! Mais do que nunca, mediante a nossa atual situação, o vírus mostra-nos que mesmo com todas as devidas proteções os conflitos podem surgir mais frequentemente nesta fase.

A nossa linguagem não verbal revela mais informações no que diz respeito ao acordo ou desacordo de uma informação recebida. Nesta nova etapa, o surgimento das máscaras de proteção impossibilitam a leitura de uma parte do rosto humano, assim como, a própria projeção da voz em muitos casos fica distorcida impedindo a passagem da informação pretendida. E a partir daqui nascem para além dos já habituais conflitos, os conflitos em tempos de covid.

No entanto, o próprio conflito não precisa necessariamente de ser encarado como uma desvantagem. Existem também os efeitos positivos que geram curiosidade e incentivam à melhoria, estimulam a coesão grupal, incentivam a novas soluções, entre outros.

Muitos destes conflitos reais podem ser desmistificados através de um questionamento por parte do receptor para um esclarecimento adicional do que foi percebido de forma a não induzir em erro ou tirar ilações precipitadas.

“O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional” (Berg, 2012).

Em tempos de covid, qual foi o último conflito que tiveste?

 

Partilhe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira