Tipos de comunicação

Segundo o estudo realizado por Albert Meharabian, pioneiro na área da linguagem corporal, revelou que a mensagem entre indivíduos frente a frente é transmitida na proporção: Verbal – 7%; tom de voz – 38%; Linguagem Corporal – 55%.

Assim sendo, a linguagem não verbal apresenta uma percentagem significativa no que concerne aos factores de comunicação, no entanto, muitas das vezes é ignorada ou desvalorizada.

Se formos pensar acerca do processo evolutivo do ser humano, faz sentido o que foi referido anteriormente, uma vez que quando nascemos uma das formas de comunicar é através do choro. No entanto, este ainda não é considerado linguagem verbal, e como tal, isto quer dizer que as expressões faciais, os gestos, entre outros surgem antes da palavra.

O que o nosso corpo revela dá-nos dicas e informações acerca da comunicação que está a ocorrer. Muitas das vezes, ocorre a designada “Cegueira desatenta”, ou seja, os sinais estão mesmo à nossa frente, o que acontece é que o nosso foco está noutros estímulos ou pensamentos. Contudo, a palavra também tem a sua importância.

Quando há incongruência entre a linguagem verbal e não verbal, o ser humano valoriza mais a linguagem não verbal, uma vez que esta é a menos manipulada.

Comunicação Verbal: falada e escrita, “aquilo que se diz”, expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, exclusivo da espécie humana. Relacionada com sistema nervoso central (SNC), ou seja, é voluntária.

Comunicação Não-verbal: processa-se através dos gestos, posturas, expresses faciais, vestuário, dos objetos que nos fazemos cercar, da relação que estabelecemos com esses objetivos, entre outras coisas. Relacionada com sistema nervoso periférico (SNP), ou seja, é involuntária.

A linguagem corporal permite-nos decifrar se o que o outro interlocutor está a dizer é congruente.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mafalda Moreira

7 ações que mudaram a minha vida! Artigo completo disponível no site: mafaldamoreira.com ...

“Everything In Life Is Temporary. The Key Is Not To Get Attached But Learn To Flow With The Natural Current Of Life” 🍀🙏

#life #journey #enjoylife
...

⭐️Deixa o teu brilho iluminar o mundo ⭐️ ...

🍀 Simplesmente SER 🍀 ...

Comunicação interpessoal e assertividade (UFCD 5440)

Para desenvolver a nossa comunicação e impulsionar a nossa forma de nos expressarmos, este curso realizado por mim tem uma duração de 25 horas e começa já no próximo dia 3.08.2020 pelas 9h30. 

Vamos falar sobre:
- Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
- Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
- Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
- Ao longo das distintas sessões serão abordados temáticas como: comunicação, comportamento humano, conflitos, inteligência emocional, ente outros.

Inscrição obrigatória e gratuita, lugares limitados!

Esta formação foi desenhada para tornar-nos mais competentes em termos comunicacionais ♡

Link na bio!

Em parceria com @zonaverdept
...

"Neste país, que se estende ao longo de mais de 2.000 quilómetros, a vida não adquire a dimensão pesada de futuro que na Europa tanto significa. O presente é o que realmente importa, e cada dia é mais um dia que passa numa vida que pode não ser a melhor mas que usufrui de um equilíbrio tão difícil de alcançar." Mais uma aventura em pela estrada fora, vivenciada por @ricardomggrilo

Boas leituras!
#viagens #pelaestradafora #moçambique
...

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.